SÃO PAULO PELA VIDA:

IMPACTO DE INTERVENÇÃO MULTIAGENCIAL SOBRE O HOMICÍDIO DOLOSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10839912

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Programa São Paulo pela Vida, Prevenção e Controle da Violência, Preservação da Ordem Pública, Polícia Militar de São Paulo

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com objetivo de documentar e avaliar o impacto do Programa “São Paulo pela Vida” sobre a criminalidade violenta, especialmente o homicídio, oficialmente registrada nas comunidades por ele afetadas. Nesse sentido, foram comparados os dados oficiais sobre homicídio registrados antes e depois da intervenção (2007 e 2008) pelas comunidades submetidas ao Programa. A performance das comunidades afetadas foi comparada com a registrada por outro conjunto de comunidades, não alcançadas pelas ações, porém dotado de características similares, tanto em incidência, como em vulnerabilidade à violência. Os resultados demostram que, muito embora a cidade de São Paulo como um todo tenha registrado redução significativa dos crimes avaliados, a performance das comunidades atendidas pelo Programa foi muito superior. O modelo interdisciplinar de controle da violência tem méritos incontestáveis e por isso merece mais atenção dos formuladores de políticas públicas e da literatura criminológica especializada.

Biografia do Autor

Pedro Luís de Souza Lopes, Centro de Altos Estudos de Segurança - CAES

Possui graduação em Ciências Policiais de Ordem e Segurança Pública pela Academia de Policia Militar do Barro Branco (1996), graduação em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (2003) e graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2004), pós-graduação em Fisiologia do Exercício Resistido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2002),pós-graduação em Política e Estratégia pelo Núcleo de Política e Estratégia da Universidade de São Paulo (2000), especialização em Criminologia pela Universidade de Ottawa (2001), Mestrado Acadêmico em Psicologia Forense e Investigação Criminal pela Universidade de Liverpool - RN (2015) e Mestrado Profissional em Ciências Policiais da Ordem e Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (2015), atuando principalmente no seguimento da Inteligência de Segurança Pública, Prevenção da Criminalidade e em atividades do Sistema de Justiça Criminal.

Ana Carolina Russo, Faculdade de Saúde Pública

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Atualmente é pesquisadora visitante na FUNDACENTRO (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho) e pós-doutoranda na Faculdade de Saúde Pública da USP junto aos profissionais da área de segurança pública.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Como Citar

DE SOUZA LOPES, P. L.; RUSSO, A. C. SÃO PAULO PELA VIDA:: IMPACTO DE INTERVENÇÃO MULTIAGENCIAL SOBRE O HOMICÍDIO DOLOSO. Estudos em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 7–18, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10839912. Disponível em: http://www.cienciaspoliciais.edu.br/index.php/ecpsop/article/view/7-18. Acesso em: 27 abr. 2024.