PREVENÇÃO CRIMINAL EM COMUNIDADES DO CAMPO

O CASO DO PROGRAMA GUARDIÃO RURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10840092

Palavras-chave:

Policiamento rural, Comunidades rurais, Policiamento comunitário, CPTED, Polícia Militar; Gestão e Planejamento; Emergência

Resumo

As comunidades rurais e urbanas enfrentam problemas semelhantes. Isso inclui o abuso de drogas ilícitas, a violência doméstica e as desordens físicas e ambientais. Inobstante, as políticas e a literatura na área da segurança pública, particularmente no Brasil, têm focado quase que exclusivamente nas áreas urbanas e em seus problemas. Buscando preencher essa lacuna na pesquisa e na prática de prevenção criminal, este artigo tem por propósito analisar o processo de implementação do programa Guardião Rural, o qual se trata de uma iniciativa de prevenção criminal orientada para a comunidade. Por meio do programa, a comunidade rural atua juntamente com a Polícia Militar do Distrito Federal no enfrentamento do crime, do medo do crime e das desordens nas áreas rurais no entorno imediato da Capital Federal brasileira. Para atingir seus objetivos, o trabalho utiliza métodos qualitativos descritivos de pesquisa, tais como revisão da literatura, análise documental, estudo de casos e observação direta. A estrutura, os impactos, as limitações e os potenciais desdobramentos futuros do programa também são discutidos.

Biografia do Autor

Rafael Branquinho da Cunha, Polícia Militar do Distrito Federal

Especialista com pós-graduações lato sensu em Ciências Policiais, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais da PMDF (ISCP, 2017) e Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB, 2014); Bacharel em Direito pelo Centro Universitário UNIEURO (2008); Bacharel em Ciências Policiais – Curso de Formação de Oficiais (CFO) pela Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB, 2000); Major da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF); Comandante do Batalhão de Policiamento Rural da PMDF.

Isângelo Senna, POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL

Doutorando e mestre (2017) em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília; pós-graduado lato sensu em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais da PMDF (ISCP, 2013), em Segurança Pública e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB, 2012) e Segurança Pública e Direitos Humanos pela UNIEURO/SENASP (2009); graduado em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB, 2006) e pelo Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB, 2000).  Major da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) em Brasília, Chefe de Gabinete do Departamento de Operações.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Como Citar

BRANQUINHO DA CUNHA, R. .; SENNA DA COSTA, I. . PREVENÇÃO CRIMINAL EM COMUNIDADES DO CAMPO: O CASO DO PROGRAMA GUARDIÃO RURAL. Estudos em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 65–85, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10840092. Disponível em: http://www.cienciaspoliciais.edu.br/index.php/ecpsop/article/view/65-85. Acesso em: 28 abr. 2024.